quinta-feira, 20 de junho de 2013

Sejamos gentis connosco próprios!

Você só pode atrair pessoas, coisas e eventos que correspondam à qualidade e intensidade das suas crenças sobre si mesmo. É por isso que ser gentil com você mesmo é um pré-requisito para que as coisas nas nossas vida corram como queremos. Você pode desejar tudo o que quiser, falemos neste caso de perder peso, ter mais saúde, ter um corpo mais forte e definido, terminar aquele mestrado ou conseguir aquele emprego. Mas se no seu coração vive fazendo auto-criticas destrutivas, dificilmente  vai atingir os seus objetivos.  

Se você quer que coisas boas aconteçam em sua vida
Coisas ao seu alcance especialmente
Pare de se criticar
Custe o que custar!

Criticar-se, culpar-se , sentir pena de si mesmo, e estar sempre decepcionado com seu próprio comportamento não é virtuoso, honroso e tão pouco produtivo. Se você faz isto constantemente, então é porque foi ensinado que um feedback negativo é uma forma eficaz de motivar uma mudança. Exemplo, você está malhando e comendo bem por uma semana. Aí, um dia comete um erro alimentar. Come um hambúrguer. Começa o comportamento auto-destrutivo: meu Deus, eu não sou forte o suficiente, eu vou ser gorda e doente para o resto da minha vida etc...

Este tipo de pensamento foi lhe transmitido por pessoas que queriam que você se sentisse mal com o que você é ou como você é, na maior parte dos casos para que eles se pudessem sentir melhor. Bem, e eles fizeram um excelente trabalho porque fizeram com que  acredite que se você se fizer sentir mal a si mesma, algo bom pode sair desse comportamento.

Felizmente, não é assim que funcionam as coisas. Auto-crítica é uma forma primitiva de invalidação, e os seres humanos precisam de validação no nível mais primitivo, a fim de prosperar. As tomadas de decisão, pensamento criativo, intuição, motivação etc existem num grau mais elevado quando se sente bem consigo mesmo. Você se sente, forte, inteligente, bonita e consciente.

Brigar consigo mesmo tem efeitos devastadores sobre a sua auto-estima. Você cria à sua volta e em relação a si mesmo sentimentos de ressentimento, resistência, frustração e outros sentimentos negativos que no final vão apenas SABOTAR seus próprios esforços no sentido de atingir objetivos, sejam eles de que natureza forem. Além disso, sentir-se assim, desequilibra  o ser humano em termos hormonais, cria stress, suga a  sua energia e no fim continua a sentir mal, e de mal a pior.  A auto-critica NESTES TERMOS, é auto-destrutiva.

Biologicamente, críticas envia um sinal de perigo ao seu sistema nervoso, que o coloca em modo de "luta ou fuga". Este modo, em termos biológicos é o mesmo modo em que o nosso sistema nervoso entra quando estamos a ser perseguidos por alguém que nos quer matar ( Deus ME livre!!!). A diferença é que se sairmos vivos da fuga, a situação está resolvida, o stress vai desvanecer-se e o trauma também, a seu tempo.

Autocrítica destrutiva realmente não é saudável, e por isso que escolha sentir-se bem com você mesmo. E, verdade seja dita, esta atitude perante a vida também requer mais coragem!



Uma Breve Crítica à Crítica

Figuras de autoridade usam a crítica para desarmar os seus inimigos ou opositores e controlar as pessoas. Quem quer que " as autoridades" sejam para você, se você se criticar a si mesmo, você está a fazer o trabalho por eles. A sua energia, entusiasmo, atratividade, alegria, inteligência, sensualidade, senso de humor vai desaparecer e, claro, todas estas qualidades que estão dentro de si, vão estar adormecidas, porque ELES o manipularam de tal forma que você passou a acreditar que tem de ouvir deles que tem tudo isso.

Houve duas pessoas na minha vida que conseguiram esse objectivo. Antes de conhecer estas duas pessoas eu era uma pessoa confiante, e não importava o quão gordinha pudesse estar, eu sempre me sentia uma mulher atraente. Além disso, sempre estive consciente das minhas capacidades intelectuais.

Estas duas pessoas, uma delas bastante próxima de mim, conseguiu aquilo que eu jamais pensei que pudesse acontecer comigo. Desde dizer-me que os amigos me achavam " um bocado gorda demais", até me chamarem de BURRA na minha cara, estas duas pessoas DIZIMARAM a minha auto-estima.

Foram precisos dois anos para eu FINALMENTE ( DUUUUUH) perceber que o que, pelo menos um deles, queria era realmente fazer com que me sentisse mal, para que ele se pudesse sentir um pouco melhor. Esta pessoa é até alguem que demonstra ser super seguro. Mas perante mim, e perante a forma como eu encarava a vida, esta pessoa sentia-se pequena, e claro, a forma que conseguiu de me detonar foi fazendo com que eu acreditasse que não era nem bonita, nem atraente e muito menos capaz em termos profissionais. A outra, quando me atacava o que queria era afastar um amigo comum de mim. Ou seja, vai tudo dar ao mesmo, as pessoas atacam-nos dessa forma como forma de se sentirem melhor. É o chamado bullying.  

Os jogadores de futebol, os cientistas TODA A GENTE falha antes de acertar. E muitas vezes falha vezes sem conta. Por isso se voce ja tentou deixar de fumar 5 vezes e voltou, não se consuma com isso. Pense apenas que pelo menos está a tentar melhorar a sua saúde e, com força de vontade suficiente um dia voce vai conseguir atingir esse objectivo. Se já fez 5 exames para Concurso Público e reprovou, por favor não diga a si mesmo que NÃO É CAPAZ, sim, voce é capaz e vai conseguir. Ajuste o que tem de ser ajustado e voce vai conseguir.

Dê valor aos seus esforços e se ame por isso e por favor não deixe que os outros ditem quem voce é.

Esta mudança em seu comportamento, praticado de forma consistente, trará melhorias na sua  qualidade de sua vida.

Você tem que ser capaz de se validar a si mesmo se você quiser prosperar. Precisar da aprovação dos outros para se validar é cansativo e não funciona por muito tempo. Voce tem de ver a si mesmo como digno do que voce quer, em virtude de quem voce é.

Os aviões estão geralmente fora do seu curso ao longo dos seus voos, mas eles pousam no aeroporto certo, porque o piloto (ou piloto automático) constantemente corrige o desvio. Isso é o que você tem  que fazer consigo mesmo. Corrija o que deve ser corrijido quando as suas emoções lhe disserem que  estão fora do curso, e assim voce poderá pousar no aeroporto " eu estou a sentir-me bem".

Escolher aterrar no aeroporto " eu estou a sentir-me bem" , em vez de cobrar e criticar, vão reconstruir a sua auto-estima e aumentar as suas chances de voluntariamente e com entusiasmo, mudar seu comportamento . Mais importante, você vai expandir a sua capacidade de mudança.

Quem fez com que voce passasse a sentir-se mal com o que voce é, o que fizeram e porque fizeram já não interessa. Isso é apenas o que essas pessoas " foram", não o que são, portanto esqueça os porquês e as cobranças aos outros e ofereça a si mesmo o melhor. Adopte a atitude: " eu sou digno" e deixe que o que voce quer aconteça a pouco e pouco. Apague da sua cabeça o " eu não sou digno" porque isso só fará a conquista do objectivo ainda mais dificil ou mesmo impossivel, porque voce vai acabar por desistir do que reamente quer.

Algumas dicas

Quando você começa a se sentir mal, porque você ... comeu o que não devia, perdeu o prazo, esqueceu-se de uma reunião, não malhou, disse algo estúpido, feriu os sentimentos de alguém, atropelou um esquilo, gastou muito dinheiro, É PASSADO. Voce pode tentar reparar o erro, mas não se culpe tanto. Assuma a responsabilidade do que aconteceu, mas siga em frente. Se o peso do que aconteceu estiver em cima dos seus ombros, veja o video engraçado, pense em coisas que o fazem feliz, por tanto tempo quanto seja necessário para "mudar esse canal de negatividade".

Se esse sentimento ruim vem à tona novamente, pare com isso. Continue a pensar sobre as coisas que fazem você se sentir melhor. Repetidas vezes, durante o tempo que for preciso.

Diga a si mesmo, "eu vou sentir-me mal por um minuto (ou cinco)".  Após o momento de auto punição, sente-se e escreva uma nota sobre o que pode fazer de forma diferente da próxima vez.  Não escreva sobre o que você fez de errado ou como você se sente arrependido. Nada disso faz qualquer diferença, porque acabou. O que alguém pensa sobre isso não faz qualquer diferença porque acabou.
Anote informações simples sobre o que pode fazer de forma distinta da próxima vez. Se você está preocupado com a sua força de vontade ou controlo para agir de forma diferente da proxima vez, nem perca tempo com essa preocupação. Não importa se VAI ou não ser capaz, o que está a tentar fazer com isto é focar-se no AGORA e no que pode ser feito no presente e daqui para frente.
Se não há nada que possa ser feito de forma diferente da próxima vez, então escreva sobre outro assunto. Um momento engraçado, um filme, qualquer coisa que o faça sentir-se bem como por exemplo o que faria se ganhasse o euromilhões.

O objectivo é parar de se invalidar si mesmo e começar a sentir melhor. É isso aí. Essa mudança de energia do "EU SOU uma desgraça" para "eu sou bom" é tudo o que se quer.

Se não pode parar e escrever quando sentimentos negativos surgem, então faça o que puder para se distrair. Imagine que está a falar com o seu professor favorito da secundáriaa que lhe ofereceu alguma orientação ou transmitiu confiança.Professor, pais, amigos etc.

Com o tempo, tudo que você tem a dizer para si mesmo é: "Eu não vou sentir-me mal com isto. Eu vou sentir-me bem em relação a esta questão neste exacto momento e para o resto do dia".

Tem sido dito que passamos a idade adulta a tentar tentar acabar com questões da nossa infâncias. Mas lembre-se, que para conseguir o que você quer  tem que superar o seu passado e intencional e continuamente criar o seu futuro.

Escolher ser gentil consigo mesmo, e não deixar que os outros o manipulem em vez de bater-se é um grande passo nessa direção.

Tenham um excelente dia!

fonte: http://www.essential-practices.com/gentle.html

Sem comentários:

Enviar um comentário