A água reduz o apetite e ajuda o corpo a metabolizar de forma mais eficiente os depósitos de gordura. Estudos pertinentes demonstram que uma diminuição de ingestão de água contribui para o aumento de depósitos, e, contrariamente, o aumento de ingestão de água, reduz esses mesmos depósitos.
Porquê?
Os rins não funcionam de forma eficiente sem água suficiente. Quando os rins trabalham de forma ineficiente, algum do seu trabalho é "enviado" para o fígado. Agora, uma das funções principais do fígado é metabolizar a gordura armazenada no nosso corpo de forma a utilizar essa mesma gordura como energia. Mas se o fígado tem que " tomar conta de algum do trabalho que compete aos rins" vai metabolizar menos gordura, ou seja, mais gordura permanecerá no corpo, atrasando a perda de peso.
Além disso, beber água é o melhor tratamento para a retenção de líquidos. Quando o corpo recebe menos água, reage como se estivesse a ser feito um ataque à sua sobrevivencia, começando então a reter cada gota de fluido. Assim, a água é retida nos espaços extra celulares, ( por fora das células), o que pode levar a pés, pernas e mãos inchados.
Neste sentido, não pense que recorrer a diuréticos vai resolver o problema permanentemente. Estes oferecem uma solução temporária para o problema na medida em que forçam a àgua armazenada entre no espaço inter celular a sair. Essa água quando sai, leva com ela alguns nutrientes essenciais. O que é que acontece? Uma vez mais, o corpo sente-se ameaçado e vai querer repor a água que perdeu, assim que tiver oportunidade, que é como quem diz, assim que voltarmos a beber fluidos, o corpo vai rete-los. E começa o ciclo vicioso.
A melhor forma de erradicar o problema de retenção de líquidos é fornecendo ao corpo a quantidade de água necessária. Esta é a única forma de ver a água armazenada ser expulsa do corpo.
Pessoas com sobrepeso ou obesidade necessitam de uma quantidade maior de água quando comparadas com uma pessoa dentro do peso normal. Pessoas maiores têm mais para metabolizar, e uma vez que já sabemos que a água é umas das chaves para o metabolismo da gordura, para que o corpo queime mais gordura vai precisar de mais água.
A água ajuda o corpo a libertar-se de toxinas ( lixo!). No processo de emagrecimento, o corpo vê-se livre de muito " lixo". Toda a gordura metabolizada tem de ser expulsa do corpo. Uma quantidade adequada de água faz com o que o corpo se liberte disto ( através da transpiração, urina e fezes).
Quanta água é suficiente? Em média, uma pessoa deve beber no mínimo 8 copos de água por dia, o que dá em média dois litros. Mas, a pessoa com sobrepeso, deve beber mais um copo de água por cada 12 quilos extra que tenha de excesso de peso. Se a pessoa fizer exercício físico e se o clima for quente e humido, deve acrescentar mais dois a três copos por dia a esta quantidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário