terça-feira, 7 de maio de 2013

Sabe a quantidade de açucar que há nos refrigerantes? Confira!


Os refrigerantes não são bons para a saúde. Não é que alguém achasse que beber refrigerantes "fazia bem À saúde", mas o que eu não sabia é o mal que causa!  A bebida não tem nenhum valor nutricional e está repleta de cafeína, corantes e conservantes, além de altas taxas de açúcar. As versões light,  contêm adoçantes artificiais, cujo consumo também não traz benefícios ao corpo e alguns estudos indicam que alguns dos ingredientes encontrados nas versões light contêm elementos que intoxicam o as células do nosso cérebro...é isso aí! 
Os refrigerantes produzem uma verdadeira revolução no organismo e, em apenas uma hora, conseguem alterar a tensão/pressão, eliminar do corpo nutrientes essenciais para o organismo e ainda ajudam o corpo a acumular gordura. Saiba o que acontece desde o momento em que a bebida entra na boca, até 60 minutos depois, segundo a nutricionista Andrezza Botelho, de São Paulo.
Primeiros 10 minutos: quando se toma uma lata de refrigerante (350 ml), cerca de 10 colheres de chá de açúcar chegam ao estômago, quantidade que corresponde a 100% do que é recomendado diariamente. O doce seria extremo e poderia causar até vómitos, mas isso não acontece devido à presença do ácido fosfórico.
20 minutos: o nível de açúcar no sangue é excessivo, forçando uma grande liberação de insulina pelo pâncreas, hormona/hormônio que facilita a entrada da energia nas nossas células. Como há uma descarga grande de açúcar, ácido fosfórico e inúmeras toxinas, o fígado fica sobrecarregado, transformando o açúcar que recebe em gordura.
40 minutos: a absorção da cafeína presente na bebida está completa. As pupilas dilatam, a tensão/pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar no sangue. Os receptores de adenosina, que controla a energia no organismo, no cérebro são bloqueados para evitar tonturas.
45 minutos: o corpo aumenta a produção do neurotransmissor dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. Fisicamente é a mesma reação provocada pela heroína.
50 minutos: o ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, acelerando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina ( atenção que isto pode levar a osteoporose).
60 minutos: as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que eliminará cálcio, magnésio e zinco, nutrientes essenciais para o funcionamento de vários órgãos, como coração, e ossos. Conforme vai reduzindo a satisfação proporcionada pelo açúcar e cafeína, inicia-se uma queda dos níveis de açúcar no sangue. Você começa a ficar irritadiço ou sonolento.
Deixarei para outro post uma abordagem apenas para refrigerantes light, e os seus malefícios bem como quais os efeitos do excesso de açúcar no nosso organismo ! Tenham uma boa noite!

Sem comentários:

Enviar um comentário